segunda-feira, 8 de novembro de 2010

-Informaçãos da Terra do Fogo

A REGIÃO
 
A partir da margem sul do Estreito de Magalhães, até o Cabo Horn no mar de Drake, o continente sulamericano deixa de ser um território continental propriamente dito para dar lugar a um conjunto de Ilhas, circunscritas entre canais e fiordes quase sempre margeados por altas montanhas e abrigando parte das mais remotas geleiras sulamericanas. Descoberta em 21 de Outubro de 1520, pela expedição do português Fernão de Magalhães, a Terra do Fogo sempre foi sinônimo de dificuldade para os colonizadores, ou pela difícil navegação entre as ilhas que a compõe, ou pelos rigores do clima, e pelas características de sua topografia. Não obstante, depois do Estreito de Magalhães a mais importante passagem entre os oceanos Atlântico e Pacífico é o Canal Beagle, ao sul da Terra do Fogo, que, além disso, detém uma das mais importantes reservas locais de gás natural e de Petróleo. Isso fez com que, apesar das dificuldades, o grande arquipélago estivesse sempre na mira dos colonizadores da região.

A TERRA DO FOGO

As características dos nativos da Terra do Fogo eram muito similares aos que povoavam a Patagônia. Entretanto, por tratar-se de um arquipélago rodeado por águas geladas, a maioria dos povos fueguinos não era constituída por caçadores e sim por pescadores. Esta sutil diferênça foi promordial para a denominação do arquipélago. As tribos pescadoras costumavam sair em busca de alimentos em pequenas embarcações à remo que lhes permitiam navegar pelos canais e fiordes com relativa segurança, entretanto era necessário entrar na água para atacar as focas, presas favoritas pelo seu alto aproveitamento. As peles se utilizavam para revestir as embarcações, enquanto a carne era a base da alimentação. Curiosamente, utilizavam a gordura do animal para revestir o corpo e ter assim uma película que o impermiabilizava. Dessa forma resistiam às baixas temperaraturas das águas locais. Não sendo isso suficiente, desenvolveram uma estratégia de manter em terra fogueiras sempre acesas para quando chegassem , terem condições de recuperar rapidamente a temperatura corporal. Quando a expedição de Magalhães chegou à margem norte do Estreito, observou que na margem sul várias fogueiras permaneciam acesas dia e noite. A expedição ousou chamar as terras do outro lado do estreito de Terra dos Fogos ou Terra do Fogo. Não imaginaram que estavam batizando para sempre o arquipélago.


FONTE: http://www.fiveseasons.com.br/pt0411123.html



VIDEO SOBRE A TERRA DO FOGO..



FONTE:  http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&rlz=&=&q=terra%20do%20fogo&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1487&bih=640
















4 comentários: